Sobre a escola

IMG_3725.jpg

A Escola de Educação Infantil Aprender e Brincar  está desde 2009 se aperfeiçoando e buscando o melhor para o nosso aluno, sempre destacando a sua função principal que é cuidar, brincar, educar e ensinar.

Acreditamos que a criança é o centro de suas escolhas em uma ação continuada de desenvolvimento, sendo o educador o condutor e elo em seu processo de ensino-aprendizagem.

Em parceria com o sistema Maxi, nossa proposta pedagógica consiste em oferecer maior espaço para o desenvolvimento da afetividade no ambiente escolar por meio da Pedagogia afetiva.

Aprender deve estar ligado ao ato afetivo. Se o aluno está equilibrado emocionalmente e motivado pelo professor (que passa a interferir na vida do aluno ao demonstrar-lhe a aplicação prática daquilo que está sendo ensinado e apresentado), ele aprende mais facilmente, pois o equilíbrio emocional contribui para o processo de aprendizagem.

A afetividade na escola proporciona autoconfiança e autoestima. Por meio de uma relação segura, alunos e professores trabalham a interatividade e a troca de experiências, facilitando a comunicação, promovendo a união e maximizando as competências e capacidade de cada um.

Buscamos a integralização da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos e sócio-culturais, de onde são originados todas as atividades dos currículos de cada curso, desenvolvidos mês a mês, semana a semana, através de planejamentos.

Depoimentos

Meu filho fica nessa escola desde bebê . E o segundo lar dele. Sempre cuidado com muito carinho . Ele ama ir pra escola . Sou muito grata a todas 😍😍😍

Agrupamentos

Grupo 1 - Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)

Nessa fase, visamos explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, estimulamos a linguagem oral, conversando, cantando emitindo sons e no aspecto físico estimulamos o bater palmas, engatinhar, ficar em pé, etc. sempre respeitando as diferenças individuais.

Grupo 2 - Maternal I  (1 ano e 7 meses a 2anos e 11 meses)

Nessa fase, visamos explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, estimulamos a linguagem oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre, as diferenças individuais de cada um.

IMG_3736 2.JPG

Grupo 3 – Maternal 2 (3 anos  a 3 anos e 11 meses)

Sentindo-se mais seguros e independentes, oportunizamos experiências em que terão que resolver problemas corriqueiros. Através de rodas de conversas, são estimulados a manterem diálogos, expressarem desejos e vontades, argumentarem e esperarem a sua vez de falar.

Aperfeiçoam-se cada vez mais em sua habilidade motora fina, com isto aprimoram seus desenhos e já os apresentam com significado. Iniciam também o interesse pelos números, letras e a escrita do seu nome, mas ainda através de brincadeiras e atividades lúdicas diversas.

Aos 3 anos, incluímos no planejamento pedagógico a Língua Inglesa, robótica, ballet, hapkido, musicalização e culinária.

Grupo 4 – Pré 1 ( 4 anos  a 4 anos e 11 meses)

Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita ( período preparatório ).

Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para a alfabetização).

Procuramos desenvolver conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a natureza. Através de conceitos básicos e material concreto buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.

Grupo 4 – Pré II ( 5 anos  a 5 anos e 11 meses)

Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora escrita, a alfabetização da criança através da construção da língua escrita, relacionando letras e sons, discriminando e visualizando as famílias silábicas.

Visamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas.